Galego do Leite condena emenda que prejudica servidores municipais e pede veto ao prefeito



O vereador Galego do Leite (Podemos) fez duras críticas, nesta terça-feira, a uma emenda aprovada recentemente pela bancada governista que estabelece que o reajuste concedido aos servidores municipais que ganham acima do salário mínimo só incidirá sobre seus vencimentos, não abrangendo gratificações e outros benefícios adquiridos pelos trabalhadores e, assim, diminuindo ainda mais os efeitos de um aumento já bastante magro para a categoria, que foi de apenas 2%.

O parlamentar lembrou que a emenda foi aprovada com o seu voto contrário e de outros vereadores que formam a oposição, mas, como o governo tem ampla maioria, a modificação acabou passando na casa. Durante a sessão ordinária desta terça-feira, servidores fizeram um protesto pacífico nas galerias do poder legislativo e a presidência da Câmara determinou que uma comissão dialogasse com o segmento.

Mas, para Galego, a solução está nas mãos do prefeito Romero Rodrigues. “Sabemos que essa emenda chegou aqui e foi aprovada por ordem do poder executivo, porém, ainda assim, peço que o gestor tenha a sensibilidade de vetar essa emenda, para que não se faça tamanha maldade com os servidores, que receberam um aumento que sequer recompõe a inflação real”, ponderou.

“Quando o governo mandou para a Câmara Municipal o projeto estabelecendo esse pequeno reajuste, certamente fez as contas e sabia que teria como arcar com o impacto na folha. Sendo assim, essa medida posterior, que reduz a incidência de um reajuste já tão inexpressivo, é ainda mais desnecessária. Sabemos do momento difícil que o país ainda vive, mas não pode ser aceitável que o trabalhador pague toda essa conta”, acrescentou o vereador.