Galego do Leite vai requerer devolução de máquinas à Secretaria de Agricultura


O vereador Galego do Leite (PTN), líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Campina Grande, anunciou que vai apresentar requerimento solicitando que o prefeito Romero Rodrigues revogue o decreto 4.288, de 11 de janeiro deste ano, que transfere máquinas utilizadas na zona rural da Secretaria de Agricultura (Seagri) para a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

“Não consigo entender o que levou o prefeito a transferir a patrulha rural, máquinas vindas para o Município através do PAC, tirando esses equipamentos da Agricultura para a Sesuma. Participei de uma reunião com vários agricultores, e estes questionaram quais seriam os motivos dessa mudança, pergunta para a qual eu não tenho resposta. Diante disso, assumi o compromisso de requerer a imediata revogação do decreto”, explicou o parlamentar.

De acordo com Galego do Leite, a mudança de lotação dos equipamentos dificulta ainda mais o atendimento pela Secretaria de Agricultura das demandas da zona rural, penalizando o segmento, que já se vê às voltas com inúmeras dificuldades. Além disso, o vereador afirmou que o decreto de Romero é inexplicável. “Se o município tem uma secretaria que é justamente voltada para o homem do campo, ninguém pode entender porque essas máquinas foram transferidas para outra secretaria”, declarou.

O líder oposicionista disse, ainda, que espera contar com a sensibilidade dos seus pares na Câmara Municipal, incluindo os vereadores da base governista, para tentar levar o chefe do poder executivo a reverter a medida, que prejudica os agricultores. “Assim como espero que haja um gesto de sensibilidade por parte do próprio prefeito”, completou. Para Galego, o decreto de Romero representa, na prática, um duro golpe na Seagri, ampliando um processo de esvaziamento da pasta.