Galego do Leite ainda aguarda que prefeito execute emendas do ano passado


O vereador Galego do Leite (PMN) afirmou esta semana ainda esperar que o prefeito Romero Rodrigues dê cumprimento às emendas de autoria do parlamentar à Lei Orçamentária Anual aprovadas no ano passado e que até o momento não foram executadas pela gestão municipal. “Foram 28 emendas de nossa autoria aprovadas. Eu espero a execução de cada uma, porque todas elas são constitucionais e executáveis”, comentou Galego. 

De acordo com o vereador, as emendas dizem respeito a demandas importantes apresentadas pela comunidade. “As emendas que apresentamos e foram aprovadas para o orçamento deste ano estabelecem, por exemplo, a construção de um novo cemitério público; a duplicação da Avenida Francisco Lopes de Almeida; a interligação entre os bairros Catolé de Zé Ferreira e Catingueira, que é local de muita poeira no verão e lama no inverno; dentre outras”, frisou.

Galego do Leite lamenta que o orçamento impositivo não seja ainda uma realidade, o que deixa à conveniência do gestor executar ou não as emendas aprovadas pela Câmara Municipal. Mesmo assim, disse acreditar na prevalência do espírito público do governo para que no segundo semestre, finalmente, pelo menos algumas emendas sejam encaminhadas. “Infelizmente, as emendas não são impositivas, restando esperar o bom senso da administração”, comentou.

O vereador do PMN reconhece, inclusive, que o orçamento acaba se tornando uma espécie de “peça de ficção”, tendo em vista a não obrigatoriedade do seu integral cumprimento. “Ainda assim, se faz necessário discutir e votar o orçamento, afinal, se não for deste modo, o município não anda, não tem como o executivo trabalhar dentro das metas e das ações previstas”, destacou.